quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Diversão a 1 real !

O nome desse post parece sugestivo ou mesmo engraçado, mas a ideia é um grupo de textos a respeito de lugares legais a se visitar e preferencialmente a baixo custo. Tudo de bom não é mesmo?
Pois bem essa ideia surgiu quando comecei a fazer uma lista de lugares que eu gostaria de visitar em São Paulo mesmo ,é claro como boa universitária que sou, não podia sair muito caro a diversão. Mas, vamos ao que realmente interessa.

A sugestão numero um dessa lista é o "Museu da Língua Portuguesa", fica na estação da luz um lugar que tb vale a pena dar uma passadinha. Na minha visão a estação da luz é um lugar que vale a pena conhecer. Algo que encontrei lá e me chamou a atenção, foi um piano que fica no meio do salão com uma plaquinha toque-me, quem quisesse (e soubesse tb ? rsrs), era só sentar e começar o show, encostei- me no para-peito de onde é possível ver os trens chegando e saindo, lá em baixo e fiquei observando a multidão que ia e vinha, alguns paravam ouviam a musica outros simplesmente passavam, ajudando a compor aquele cenário que se transformava a cada segundo, claro que a arquitetura ajuda muito nessa hora (rsrs, adoro essa ideia de entrar em algo antigo e ficar imaginando as pessoas que passaram ali, o que pensavam,o que as preocupavam, o que conversavam... mas isso já é outro assunto).
Bom em 2006 foi inaugurado na estação o museu, que na verdade é bem moderno. Esses dias atrás fui ver a exposição que está em cartaz, sobre Machado de Assis, sinceramente? vale a pena ver, e ir com os olhos bem abertos aos detalhes, o núcleo de artes fez um trabalho inquestionavelmente lindo, a riqueza de detalhes é brilhante, para você ter uma noção tem uma pentiadeira, daquelas antigas com três espelhos, quando você senta no espelho a sua frente, que na verdade é uma tela, ficam passando imagens de sinházinhas, e a grande surpresa quando se olha ao espelho lateral o reflexo de dois quadros que estão na parede dos rostos tristes e cansados de duas escravas. O segundo andar é uma exposição fixa sobre a língua portuguesa com um jogo interativo e um telão em toda a extensão da estação, mas o melhor fica no 3 andar um vídeo e meia hora que para mim fez a visita valer muito a pena, não vou contar a surpresa mas é um jogo maravilhoso de luz, imagem, som e tecnologia que me fez gostar até da poesia de Gregório de Matos rsrs.



Telão ao longo da estação, no interior do museu.


Pentiadeira com as imagens.


O passeio sai baratinho, se você for de trem ou metro ; 2,40 (mas se for de carro, não tem problema a parte legal da estação fica antes da catraca) e a entrada do museu é 4,00 meia 2,00. Com o preço dá até para dar um esticadinha até o outro lado da rua e ver a Pinacoteca pelo mesmo valor e o parque da Luz que é de graça, ah e se você for aos sábados a entrada é franca, melhor ainda fala ai?
Bom espero que gostem do passeio, e encontrem no museu um acessorista que devia virar peça de lá, era uma figura de uma espontaneidade sem igual com certeza fez do meu passeio bem mais divertido.

5 comentários:

  1. Bruninha,

    Enquanto lia o seu texto, pude me imaginar nesses lugares que você descreveu tão bem.

    Entrar nesses lugares e muito mais do que cultura, é vida!

    Excelnte sugestão que aliás como boa universitária preciso ir mesmo. rsrs...

    bj minha flor

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ss...olha eu aqui dnovo...pesquisei no google >"Os melhores..ou melhor..Os lugares mais legais do mundo"...e advinha como encontrei este blog..rsss..chega de enrrolação...vou ler esta cena...e já volto!!!

    ResponderExcluir
  4. Q Merda...gostei...ainda naum conheço nada de Sampa...seguirei a sugestão...abraços

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir